quarta-feira, 23 de maio de 2012

Crônica de uma vida invisível



E foi assim, dando licença para a senhora atrás dela na lanchonete, que Regina percebeu que há semanas não se olhava no espelho. Ao se afastar para que a outra fizesse o seu pedido, com pena de tal pessoa, tão cheia de olheiras, mal arrumada e com o cabelo tão armado, ela fixou o olhar na no metal polido, e, além das coxinhas que se proibira de comer há meses – salgados assados pareciam tão mais saudáveis -, Regina observou aquela moça de olhos vazios e se assustou ao perceber que os olhos castanhos que a encaravam de volta não eram outros senão os seus. Um acontecimento que pareceria cômico a pessoas mais sensatas, causou impressões indeléveis na sensível Regina.
Do alto dos seus vinte e muitos anos, não reconhecer sua imagem no espelho fez com que ela se perguntasse quem ela era realmente: aquela garota, ainda cheia de sonhos e possibilidades como ela às vezes costumava se imaginar, ou aquele rosto desesperançado, com olhos mortiços e lábios contraídos que a observava da estufa meio vazia. A imagem que Regina havia cuidadosamente construído para si sobre ela mesma entrou em conflito com aquilo que, agora ela notava, o mundo via dela: se em seus devaneios ela se via como uma mulher envelhecendo, mas mantendo a essência de menina - e ela não usava ainda aquele velho par de All Star? - de repente, e em choque, se deu conta de que provavelmente que o mundo veria era uma senhora casada chegando próxima aos trinta, engordando freneticamente e preguiçosa demais para começar a se cuidar. Aos seus olhos, o amor do seu marido seria incondicional e, portanto, não havia necessidade de gastar um dinheiro que ela não tinha para satisfazer vaidades que não eram realmente importantes: maquiagem? Roupas novas? Mas e o seguro do carro? A conta de luz atrasada? No fim, Regina percebeu que por não valorizar a aparência chegara a um ponto sem volta: o dinheiro não podia ser desculpa por ela ter, simplesmente, deixado de olhar no espelho.
A questão, ela de repente percebeu, era que noventa por cento de sua vida era interior: em seus pensamentos, ela ganhava títulos, era reconhecida, tomava decisões, ensaiava diálogos e discutia situações as quais nunca teria coragem de confrontar de verdade, e, com a riqueza do mundo criado por ela, a chamada realidade começou a desvanecer... Assim, sentimentos e aspirações começaram a estourar como bolhas de sabão: não era que ela não amasse mais as pessoas próximas, simplesmente estava apartada delas, em sua redoma de cristal furta-cor. Às vezes, ela se esforçava para vir à tona: conversava, dava conselhos e ajudava a tantos quanto pudesse, mas, de fato, era como se ela vivesse em um castelo onde as situações comuns não podiam alcançá-la. Aos poucos o mundo de todas as outras pessoas do mundo se tornou sépia, e Regina se sentia apagada nele: era só nesse mundo amarelado que ela era a mulher   d os olhos de deserto. No seu, se quisesse, poderia ter olhos de ressaca, ou de algodão doce.

Com inspiração tirada daqui.

Um comentário:

Cíntia disse...

Ótima crônica :)
Bjs.