sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cinema Nacional


Fiquei muito feliz com a recepção ao meu convite de casamento, podem ter certeza que à medida que eu for resolvendo os detalhes, vou mostrando para vocês. Aliás, to quebrando a cabeça atrás de uma lembrancinha adequada: minha primeira ideia era dar um oscar de chocolate para os meus convidados, porém, não cabe no meu orçamento limitado, então se alguém tiver qualquer outro palpite, grite bem alto.
O assunto hoje, entretanto, não é o casamento: nesse post aqui, eu falei que sou preconceituosa com o cinema nacional Depois, parei pra pensar que na verdade existem alguns filmes dos quais eu gosto, e que recomendaria para vocês, todos produções nacionais e muito bem-feitas. Se alguém tiver sugestões de filmes na mesma linha, por favor, não hesite em deixar nos comentários.

1- Cidade de Deus
Eu tive que assistir no terceiro colegial, com direito a relatório valendo nota. Porém, me encantei com a história, a fotografia e a a trilha sonora: até hoje me pego à vezes cantando “No Caminho Do Bem” do Tim Maia. Fora isso, o filme é um ótimo ponto de partida para nos fazer pensar sobre o ser humano: o que o influencia, o que nos faz bons ou maus, quando e como fazemos nossas escolhas e aonde elas não levam. Passei meses discutindo se o homem era produto ou agente do meio. 

2- Cama de gato 
Esse é denso e chocante, mas nunca cansativo. O ritmo do filme é alucinante e se colocar no lugar dos personagens, uma experiência de avaliação do próprio caráter. Em alguns momentos, a violência aparentemente sem sentido, começa a dar lugar a inquietantes perguntas sobre o que faríamos se estivéssemos no lugar deles. Tudo bem que, quero crer, ninguém iniciaria um problema daquelas proporções, mas tendo começado, como reagiria? O filme faz a gente pensar sobre os limites da diversão para os jovens de hoje em dia, e a atuação do Caio Blat, para mim, foi incrível, pois eu estava acostumada a vê-lo como o bom moço, com carinha de anjo.

3- Ilha das Flores

Ilha das flores é um documentário curta-metragem que a maioria das pessoas conhece: ele acompanha a vida de um tomate, desde sua plantação ao seu descarte no lixão de ilha das flores. Eu adoro o humor ácido e o tom de deboche para conosco, seres humanos, definidos como “animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia, ou bípedes, como a galinha principalmente por duas características: o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor”. Eu já usei para trabalhar com crianças e adolescentes, e é sempre interessante notar as reações ao longo dos pouco minutos – das risadas iniciais ao choque no final. A forma científica como as coisas são definidas chama a atenção e instruem ao mesmo tempo que divertem.

4 comentários:

Nany disse...

Adoro Ilha das flores!

Nany disse...

Aliás... Está naquele livro 1001 filmes pra ver antes de morrer :D

Arq. Danubia Farias disse...

Oi oi.. Ja vi Cidade de Deus e Ilha das Flores..realmente os 2 são muito bons... Aqui em casa meu marido tbm tem esse "preconceito"" com filmes brasileiros...rsrsrsrs. Um filme que vi a pouco tempo e recomendo ( não sei se é o seu estilo, mas vale a pena) é entre lençois, com a Paola Oliveira e Gianechini...eu adoooorei..e não é só pq ele aparece peladão não..rsrsrs.. bjs e bom finde...

http://www.arqdanubiafarias.blogspot.com/

Rafael Ferreira disse...

May, eu te indico "Nina" com Guta Stresser, não sei se já o viu :S
Por incrível que pareça, eu sou um fanático por filmes nacionais , amo de paixão ! :) "Sessão Brasil" me fez mudar conceitos desde que estreiou na Globo nas madrugadas de segundas-feiras hehehe, Beijao !