quarta-feira, 14 de julho de 2010

Andei assistindo "Armadilhas do amor"


Tem coisa mais gostosa do que passar um domingo a noite na cama com alguém de quem você gosta, vendo uma comédia romântica abraçadinho e falando besteira? Se existe, eu ainda não descobri. Não me levem a mal, não é que eu não goste de balada nem anda disso, mas eu sou em essência uma pessoa caseira, principalmente com esse frio e chuvinha que vem caindo em Poços de Caldas.


Louise (Meg Ryan) e Ian (Timothy Hutton) são casados e já passaram dos 40 anos de idade. Ela só pensa no trabalho. E ele, que ganha menos do que ela. Resultado? O casamento vai mal das pernas e ele se abre para contar que engatou num romance com alguém mais jovem (Kristen Bell). Crise do relacionamento, da idade, do amor. Agora não tem mais jeito e Louise decide que vão ter que discutir esta relação de qualquer maneira, nem que para isto tenha que amarrá-lo e transformar o fim de semana num caldeirão de emoções e confusões.

Apesar de terem classificado o filme como comédia, a verdade é que se trata de um drama sobre uma crise no relacionamento, que o personagem principal acha que pode resolver substituindo a mulher com quem é casado há 13 anos por outra, as cenas mais engraçadas ao longo do filme na verdade são as menos pretensiosas, aquelas que refletem a fragilidade e o ridículo a qual todos os seres humanos estão submetidos. As cenas do assalto são exageradas e completamente inverossímeis mas também muito divertidas. Uma coisa que eu destacaria no filme é o papel de Timothy Hutton: ele é tão convincente no papel de marido diminuído pela importância e ausência da esposa que apesar de ser eles quem está traindo, acabei sentindo pena dele.
O final, e não sei qual o problema eu ano tendo com finais, é muito forçado: tudo cor de rosa, uma criança (que ninguém explica como apareceu na história já que a protagonista é estéril), a amante desaparece como se nunca tivesse existido...
Espero que não me julguem mal por um final absolutamente feminino dessa análise, mas quem falou pra Meg Ryan que ela ficaria bem de cabelo cumprido, mentiu absurdamente. E, cá entre nós, só eu acho que a Kristen Bell é meio vesga?!

Nenhum comentário: