quinta-feira, 15 de julho de 2010

Andei assistindo "Baby Love"



Antes de falar sobre o francês “Baby Love” preciso esclarecer que às vezes eu sou burra feito uma porta: como na primeira vez que pedi um filme ele demorou 4 dias para chegar, fiz logo um outro pedido no mesmo dia em que eles chegaram. O que aconteceu então? Não consegui assistir o terceiro filme, “Simplesmente Complicado” que vou ter que pedir de novo em outra ocasião. Como se não fosse suficiente, fiz isso mais uma vez, o que significa que apesar de pegar seis filmes, só consegui assistir quatro, e vou ter que pegar “A Rainha” de novo também! Enfim, vamos lá ao filme #3!


Emmanuel(Lambert Wilson) e Philippe formam um casal quase perfeito. O único problema é que o primeiro sonha em ser pai, mas seu companheiro não quer nem pensar em criança. Mesmo assim Emmanuel decide se arriscar, sob pena de perder o amor de Philippe. Mas maior desafio mesmo é saber como e com quem Emmanuel fará um filho uma vez que ele é gay.

Achei o filme supersensível, como era necessário para tratar um assunto tão polêmico quanto a adoção por casai homossexuais: o personagem de Lambert Wilson é maravilhoso: você consegue perceber a ânsia do pediatra por um filho, assim como fica nítida sua determinação. Outra vez, no entanto, e apesar de todas as cenas engraçadas que o filme contém, ele deveria ter sido caracterizado como drama é não como comédia. A atriz que faz a Fina, Pilar Lopez Ayala, também é um achado: suas expressões faciais são tão boas que fica óbvio que ela se apaixonou por Manu muito antes de isso ser explicitado. O personagem de Philippe foi pouco explorado, mas ao mesmo tempo dá uma coisa boa vê-lo se transformando de bom vivant convicto em apaixonado pela filha. Talvez os dramas de Cathy, amiga apaixonada por Manu, pudesse ter sido melhor apresentado, mas no geral, é um bom filme, com um final ( de novo o final!) muito clichê: todo mundo bem, feliz, conseguindo que quer... Apesar de ser piegas, talvez seja um bom jeito de se dar esperança a todos os casais homossexuais que pensam em adotar. Uma coisa que me ficou encucada foi, e talvez alguém possa me esclarecer: é mesmo proibida a adoção por casais gays na França? Até hoje? O filme é de 2008.

Nenhum comentário: