quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

I Desafio Literário - Jane Eyre


 
 Eu gosto de Jane Eyre. Ela é dramática, impulsiva, geniosa e não sabe o seu lugar. Não saber o seu lugar é o que faz com que ela cresça: sem se colocar limites como ser órfã e depender da tia, não se cala diante das injustiças de que é vítima; sem perceber a distância entre ela e o Sr. Rochester, conquista o patrão e casa-se com ele. Tenho até uma teoria, válida para os dias de hoje, de que ser cara de pau ou não ter senso de rídiculo faz alcançar mais objetivos do que a inteligência em si, mas isso é assunto para outra hora.Ler Jane Eyre é uma experiência a parte: faz chorar, tem romance e até lances de história de terror. Se o final é um pouco piegas – eles se casam, têm filhos, ela herda uma fortuna e ele aos poucos volta a enxergar, a história em si faz sucesso exatamente porque deixa entrever esse final feliz: é reconfortante saber que depois de passar fome, frio, e carências sentimentais, a personagem vai finalmente encontrar o que procurava, amar e ser amada. Mesmo que a premissa se aproxima da de “A preceptora”, visto que ambas as figuras centrais são governantas, a diferença essencial a meu ver é que Jane Eyre estava preparada para professar, e por isso não é esse o enfoque do livro. Isso talvez se deva à própria experiência de Charlotte, ao passar um período maior de sua educação fora de casa, ao contrário de suas irmãs.  Enfim, eu entendo porque o livro fez mais sucesso que o dê sua irmã: ele tem mais vida, é mais fantástico e menos autobiográfico. Para quem se animou, recomendo também a série de 2006  da BBC, que eu estou assistindo. Achei que eles passaram um pouco por cima da infância da Jane, e portanto não ficou muito claro como ela se tornou quem é, coisas que fica explícita no livro, mas em geral, é uma boa produção, bastante fidedigna, utilizando inclusive diálogos presentes no livro. Além disso, como era de se prever, tanto ela como o Sr. Rochester são lindos, ao contrário de no livro.
Jane Eyre BBC (2006) Episódio1   Episódio 2   Episódio 3 Episódio 4

Um comentário:

Ana Carolina disse...

Eu amo esse livro, esses dias encontrei o filme e assisti, mas achei que faltou muita coisa lá....mas é sempre assim né os livros sempre são mais completos,

Estou adorando seu Blog...

Abraços